Páginas

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

É impossível afundar na lava como aparece em filmes

    Que os filmes estão cheio de ocorrencias impossiveis de acontecer em vida real, estamos carecas de saber. Mas uma destas ocorrencias, que pode ter passado despercebidas por nós, é que não é possivel que alguem se afunde na lava.
    Veja esta cena do filme "O Senhor dos Anéis" que mostra o Gollum ou Sméagol lutando com Frodo para conseguir a posse do Anel, na beira de um penhasco, até que Gollum caí em uma fenda cheia de lava e se afunda nela.

    Um corpo em contato com a lava, logo entraria em combustão, fazendo com que a pessoa literalmente derretesse; e outra justificativa de que um corpo seria impossivel de se afundar na lava, é que ela é 100 mil vezes mais viscosa que a água.
    E essa viscosidade junto com o alto teor de densidade da lava é que impediria o corpo de se afundar nela. Uma comparação é de que a água tem densidade de 1000 kg p/m³ e viscosidade de  0,00089 Pa.s (Pascal, que é a unidade de medida de viscosidade), enquanto a lava tem viscosidade de 100 até 100 Pa.s e densidade de 3,1 mil kg p/m³.


    Para entender o efeito do corpo sobre a lava é muito fácil. Encha um balde com óleo de motor e recorte um pequeno pedaço de isopor. Coloque o isopor no óleo e verá que ele não afunda. Isso porque o óleo tem densidade de 920 kg p/m³, enquanto o isopor tem apenas 300 kg p/m³, quase a mesma proporção entre a lava e o corpo (já ia me esquecendo: o corpo humano tem densidade de 1.010 kg p/m³).
    Então já sabe: se ver alguém submergindo sob a lava em um filme, lembre que é mera ficção.

Via Tecmundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário