Páginas

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O Relógio do Juízo Final

 

    Algum de vocês já ouviu falar sobre o Relógio do Juízo Final ou Relógio do Apocalipse?
    Este relógio não existe de verdade, é uma medida simbólica, criado na década de 40, pelo Boletim de Cientistas Atômicos, alguns anos depois do bombardeio das cidades japonesas, Hiroshima e Nagasaki.
    Em sua marcação, quando seu ponteiro chegar a meia-noite, a humanidade será dizimada, podendo avançar ou retroceder, conforme os acontecimentos no mundo. Alem de fatores como arsenal nuclear, a diretoria do Boletim de Cientistas Atômicos, também leva em conta mudanças climáticas e biossegurança.
    Em 1947, quando foi criado, foi ajustado em 7 minutos para meia noite. No ano passado, 2010, ele retrocedeu um minuto em relação a 2007, pois neste ano foram feitos acordos para diminuir arsenais de armas nucleares, alem de compromissos para evitar emissão de gases, que afetam a estabilidade climática.
    O mais longe que estivemos do fim do mundo foi em 1991, faltando 17 minutos para meia noite. Tal retrocesso, foi devido ao fim da Guerra Fria e a diminuição de armas nucleares nos EUA e Rússia.
    Mas segundo ele, já chegamos bem perto do apocalipse: em 1953, quando os Estados Unidos e a URSS, testam bombas de hidrogênio, com intervalo de 9 meses entre um teste e outro. Neste ano o relógio marcou 11:58, 2 minutos para meia-noite.
    Uma curiosidade sobre ele é que a música 2 Minutes to Midnight, da banda britânica de heavy metal, Iron Maiden, faz referencia a marcação do quase fim do mundo, em 1953.
    Pra quem quiser ver, taí o clipe da música:



Via Terra e Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário